terça-feira, 29 de maio de 2007

Remake: Renovação ou desastre?



Para mim, falar de remakes é relativo. Confesso que já vi alguns remakes sem saber que eram e gostei caso de Scaface de Oliver Stone. Mas a maioria deles são lançados somente no intuito de “pegar carona” no sucesso do original e faturar.
Um exemplo claro de um remake (horrível) que saiu única e exclusivamente para faturar foi Romeu e Julieta. A nova versão com Leonardo DiCaprio é simplesmente bizarra, levando em conta o clássico de Zeffirelli.
Existem alguns filmes que deveriam ser intocáveis, mas mesmo assim as produtoras insistem em modernizar os filmes para lucrar com um novo publico e colocam nas mãos de diretores nada competentes obras inesquecíveis e as enchem de efeitos especiais e coisas para atrair o publico.
Ainda não vi o remake de Psicose de Alfred Hitchcock, mas se tratando de um filme como Psicose é impossível fazer uma obra a altura da original. Saiu até Psicose 2!
O que é isso?
Será que não existe criatividade suficiente para lançarem filmes com idéias novas, sem clichês e deixar os grandes clássicos na memória?
Uns dizem que são homenagens... Se quiserem homenagear, que lancem dvds com extras que não existem em outros que já saíram.
Existem também os remakes que não trabalham em volta do filme em si, mas em volta da historia e mudam o cenário. Caso de Sete Homens e um destino (Americano) e Os Sete Samurais (Japonês) de Kurosawa e Conflitos Internos (Chinês) e Os Infiltrados (Americano). Desses não tenho nada contra, acho um pouco sem criatividade, mas dependendo do diretor que conduz pode ficar bom. Mas no caso de Sete Homens e um destino lançaram uma enxurrada de continuações que nem vou comentar.
Ainda hoje os grandes filmes são assombrados pelo fantasma dos remakes.
Estão cogitando lançar um remake de Os Pássaros de Alfred Hitchcock, e a direção está cotada para Michael Bay, “O Senhor Efeitos Especiais”. Até um remake de Os Sete Samurais (agora partindo do roteiro original) está cotado para ser feito.
Aliás falando em efeitos especiais, o que Peter Jackson fez a King Kong é vergonhoso.
Alem de efeitos em quase todos os momentos do filme, são efeitos horrorosos que chamam a atenção aos efeitos e não ao filme. Gosto dos efeitos bem encaixados, mas que o filme não dependa exclusivamente deles para seu desenrolar.
Mas num todo, acho remakes desnecessários, nada criativos e que em nada contribui para o filme ser lembrado.
Mas como as “Produtora$” insistem em lançar, só cabe a quem não gosta, não ver e somente lamentar por muita gente estar vendo uma “obra” sem ao menos saber da existência da original.


Um comentário:

Capitulo5 disse...

Olá, Everton!

Sou um dos administradores do site Armadilha Poética. Recebemos um e-mail no qual você manifestava interesse em fazer parte de nossa equipe.
Enviamos um e-mail e aguardamos sua resposta sobre a participação.

Saudações.